SEO: Faça Você Mesmo

Uma alta classificação nos resultados de pesquisa do Google pode ter um impacto fenomenal no sucesso de sua empresa.
Você pode empregar a experiência de uma empresa de otimização de mecanismos de pesquisa ou, se tiver tempo, poderá fazer algumas alterações em seu site.

Etapa 1: Pesquisa de palavras-chave

Quais palavras-chave você acha que seus clientes digitariam para pesquisar seus produtos ou serviços? Uma palavra-chave pode ser uma palavra (por exemplo, “otimização”), mas várias palavras-chave ou frases de palavras-chave geralmente são preferidas, porque são mais específicas e têm maior probabilidade de ser o que seus clientes procuram

Escreva tantos quanto você puder pensar. Faça um brainstorm com sua equipe. Pense em palavras alternativas. Considere frases geográficas se forem importantes para seu cliente (por exemplo, “limpeza da casa em Curitiba”). Além disso, obtenha algumas ideias dos sites de seus concorrentes. Tente fazer uma lista de 20-30 frases-chave.

Escolha as duas frases de palavras-chave que você acha que seriam mais pesquisadas. Mas lembre-se também de que quanto mais concorrência houver para uma palavra-chave, mais difícil será alcançar as primeiras classificações. Se você deseja obter uma classificação elevada no Google para a palavra-chave “seguro”, você tem uma longa jornada pela frente. Portanto, faça o possível para selecionar duas palavras-chave que sejam as mais relevantes para sua empresa, mas que não sejam vagas nem competitivas. É uma boa ideia ter 2 ou 3 palavras em cada frase (por exemplo, “serviços de refeições para casamentos”)

Depois de selecionar suas duas melhores frases-chave, a próxima etapa mostra como fazer algumas melhorias em sua página inicial.

Etapa 2: Uma boa copy

Copy na Web refere-se a todas as palavras ou texto em seu site. Como o conteúdo é rei no mundo dos mecanismos de pesquisa, suas palavras-chave precisam ser colocadas estrategicamente em sua página da web para convencer o Google de que seu conteúdo é altamente relevante para essas palavras-chave. Quanto mais proeminentes forem, melhor. (Lembre-se de que, por mais importantes que sejam os mecanismos de pesquisa, os clientes vêm em primeiro lugar, portanto, certifique-se de que seu texto também seja lido.

Veja como você pode aumentar o destaque de cada palavra-chave:

• Coloque suas palavras-chave em títulos, de preferência no início do título;

• Incluir palavras-chave no topo da página;

• Palavras-chave em negrito ou itálico quando apropriado;


• Em vez de ter um link para outra página que diz “Clique aqui para ler mais”, reformule-o para incluir suas palavras-chave, por exemplo, “Leia mais sobre nosso seo copywriting Services;

Uma dica importante é incluir também essas palavras-chave em sua “tag de título” HTML. Use seu sistema de gerenciamento de conteúdo para fazer essas mudanças você mesmo ou talvez peça ao seu desenvolvedor da web para fazer isso, se você não tiver certeza de como.

Depois de ajustar sua página inicial, considere adicionar novo conteúdo, como descrições detalhadas do que você oferece, perguntas frequentes e artigos informativos sobre seus produtos e serviços. (Se você não quiser escrevê-los, eles podem ser localizados gratuitamente na internet – faça uma busca por “diretório de artigos”).

Também é bom ter em mente que os mecanismos de pesquisa só podem ler texto, não imagens. Frequentemente, os desenvolvedores da web inserem palavras em imagens para parecer melhor para os visitantes do site ou usam Flash para animação, mas esse é um grande obstáculo para os mecanismos de pesquisa.

Etapa 3: Linking

Cada link de outro site para o seu (não do seu site) é considerado pelos mecanismos de busca como um voto de popularidade para o seu negócio e irá melhorar sua classificação.

Mas é a qualidade, não a quantidade, dos links que é crucial. Os outros sites devem ser relevantes para o seu setor e, de preferência, bem considerados. Dez links de qualidade contam muito mais do que 500 links de sites arbitrários. Da mesma forma que sua rede pessoal de negócios pode ter um impacto significativo no sucesso de seus negócios, também a rede online que você constrói na Internet.

Faça um brainstorm de todos os sites relevantes que podem ter um link para você, como empresas não concorrentes e órgãos e organizações do setor. Escreva um e-mail amigável para cada um descrevendo o benefício que os visitantes obteriam ao saber sobre sua empresa e solicite que criem um link para seu site. A maioria das pessoas não responderá na primeira vez, portanto, geralmente é necessário um telefonema de acompanhamento.

Como faço para monitorar meus resultados?
Monitore sua classificação no Google nos próximos meses, digitando as palavras-chave escolhidas na caixa de pesquisa e registrando sua classificação. Analise também seus relatórios de hospedagem para entender quais termos de pesquisa seus visitantes estão usando para encontrar seu site.

O processo acima também pode ser repetido para cada página do seu site. Lembre-se de atualizar continuamente o seu conteúdo e aumentar continuamente o número de links para o seu site.

Ao ver sua classificação subir, você verá um aumento correspondente no tráfego da web e um aumento substancial nas consultas de vendas. Certifique-se de registrar a origem das consultas dos clientes, para que você possa medir o sucesso de seus esforços de marketing.

Lembre-se, se você medir, você pode melhorá-lo.