5 técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa simples (SEO)

SEO eficaz pode parecer difícil no início, mas usar pequenos truques que requerem pouco ou nenhum conhecimento de programação pode ter um grande impacto na classificação de palavras-chave do seu site.

A força vital de qualquer site / negócio de comércio eletrônico é o tráfego, e todo webmaster sabe que o melhor tipo de tráfego é o tráfego natural e orgânico do mecanismo de pesquisa. Há duas razões muito importantes para isso: (1) é extremamente direcionado e (2) É GRATUITO! A parte difícil é conseguir uma classificação superior para as palavras-chave do seu site … ou não? O objetivo deste artigo é fornecer algumas estratégias simples, eficazes e, mais importantes, amigáveis ​​aos mecanismos de pesquisa para ajudar a aumentar a classificação de seus sites e, em última análise, seu tráfego.

1. Começaremos com as Meta Tags.

Eu sei que você já ouviu falar e provavelmente está usando metatags no seu site. Isso é ótimo. Só quero ter certeza de que você os está usando de forma eficaz. Iremos examinar apenas 2 tags: a tag “title” e a tag “description”. Não examinaremos a tag “palavras-chave”, já que os principais mecanismos de pesquisa deram cada vez menos peso a ela, e alguns argumentariam que essa tag não tem peso algum. Ainda uso essa tag, no entanto, pois sinto que há algum mérito e nenhuma desvantagem em usá-la.

Eu descobri que é eficaz usar texto semelhante nas tags “título” e “descrição” e colocar suas palavras-chave com destaque nessas tags (perto do início e mais de uma vez). Já vi sites com “sitename.com”, “New Page 1” ou “Welcome to my site” na tag “title”, o que realmente não ajuda em sua busca por classificações mais altas para sua palavra-chave específica. Além disso, tente não usar palavras como “e”, “ou” ou “o” nessas tags.

Observação importante sobre suas palavras-chave. Os mecanismos de pesquisa avaliam a proeminência, o peso e a densidade das palavras-chave ao determinar a classificação de um site. Todos os três são calculados individualmente para a página, a tag de título, a tag de descrição, bem como outras áreas em uma página. A proeminência da palavra-chave significa o quão próxima a palavra-chave está do início da sua página. O peso da palavra-chave refere-se a quantas vezes uma determinada palavra-chave ou frase pode ser encontrada na página. A densidade de palavras-chave é a proporção entre a palavra-chave e as outras palavras da página. Você não deseja que o peso ou a densidade da palavra-chave sejam muito altos, pois isso pode aparecer para o mecanismo de pesquisa como “recheio de palavras-chave” e a maioria dos mecanismos de pesquisa penaliza os sites que enchem suas palavras-chave.

2. Coloque seus links de navegação (e JavaScript) à direita ou na parte inferior, mas não à esquerda, da página.

Quando os motores de busca “lêem” seu site, eles lêem do canto superior esquerdo para o canto inferior direito. Os mecanismos de pesquisa enfatizam as primeiras 100 palavras ou texto do site. Você não quer que essas palavras sejam links de navegação ou Javascript. O ideal é que você tenha suas tags de título com suas palavras-chave no início da página. Dito isso, colocar seus links / JavaScript à direita ou na parte inferior de sua página garante que os spiders do mecanismo de pesquisa acessem o texto primeiro, dando mais peso ao que é importante em sua página.

3. Coloque alt tags em todas as suas imagens.

Os spiders do mecanismo de pesquisa não podem “ler” fotos ou imagens. A única maneira de uma spider saber do que se trata uma imagem é lendo a alt tag. Esta também é outra chance de colocar mais palavras-chave em seu HTML, melhorando o peso / densidade das palavras-chave de sua página. As alt tags são fáceis de criar e podem fazer uma grande diferença na classificação de palavras-chave do seu site. Uma alt tag simples se parece com isto: alt = “coloque sua frase de palavra-chave aqui.” Os mecanismos de pesquisa calculam separadamente a proeminência, densidade e peso das palavras-chave nas tags alt, para otimizar suas tags.

4. Coloque suas palavras-chave na parte inferior da sua página.

Assim como os mecanismos de pesquisa colocam mais peso nas primeiras palavras da página, eles também fazem o mesmo com as últimas palavras. O pensamento geral é o seguinte: se o seu site é sobre um determinado assunto, os pontos principais, ou palavras-chave, devem aparecer no início, estar espalhados pela página e ter destaque no final. Mas se você tiver todos os links de navegação e JavaScript na parte inferior, o texto da página relevante pode terminar bem antes do HTML. Uma maneira fácil de colocar as palavras-chave na parte inferior da página é incluí-las nas informações de direitos autorais. Por exemplo, se você tem um site de comida para cães, pode ter algo assim no final da página:

copyright 2020 seusite.com
A melhor comida para cachorro do mundo!

Os mecanismos de pesquisa não penalizam (até o momento) os sites que usam essa técnica, e realmente não faria muito sentido para eles fazê-lo.

5. O texto âncora de seus links.

O texto âncora é o texto de link real em um site. É o que o usuário clica para navegar para esse site ou página específica. Se um mecanismo de pesquisa encontrar muitos links para seu site usando o termo “comida para cachorro”, o mecanismo de pesquisa concluirá que seu site é sobre “comida para cachorro”. Isso é esquecido com frequência, mas parece ter um impacto muito grande nas classificações do mecanismo de pesquisa para uma determinada palavra-chave. Seu texto âncora precisa ser a palavra-chave ou frase que você está tentando atingir. Tente evitar texto âncora como “Clique aqui” ou “seusite.com”

Além disso, se você estiver executando uma campanha de link recíproco, certifique-se de usar variações do seu texto. Se um mecanismo perceber que todos os links para seu site são idênticos, ele poderá colocar menos peso nesses links ou potencialmente penalizar seu site. Isso ocorre porque os mecanismos de pesquisa geralmente dão mais peso aos links de “ocorrência natural” e menos às “campanhas de troca recíproca de links”. Usar texto âncora diferente, mas relevante, pode afetar drasticamente a classificação de palavras-chave direcionadas, fazendo com que seus links pareçam mais naturais.

SEO eficaz pode parecer difícil no início, mas como você leu acima, pequenos truques que requerem pouco ou nenhum conhecimento de programação podem ter um grande impacto na classificação de palavras-chave do seu site.